sábado, 17 de janeiro de 2015

Sexta e sétima semana: o primeiro quilo e o ano novo



Oi meu bebê lindo,

Quando eu percebi que não conseguiria te escrever toda semana, eu falei para o seu pai que eu decidi te contar os fatos mais bonitos e importantes do período que eu "ficaria longe daqui" . É essa a memória que eu quero que você tenha dessa época e também são esses os momentos que eu e PR queremos guardar. Por isso, hoje eu deveria te contar sobre as nossas duas últimas semanas do ano de 2014, mas quando eu lembro desses dias, o que me leva a suspirar de alegria e faz o meu coração bater mais forte foram dois acontecimentos muito especiais que conquistamos no mesmo dia: o seu primeiro um quilo e a primeira vez que eu e seu pai vimos e tocamos em você juntos. 

Como eu te falei, você nasceu com 760g, meu amor, mas depois você perdeu um pouco de peso e chegou a 695g. E numa UTI neonatal - o local onde você está agora sendo muito bem cuidado - o desejo e a expectativa por cada grama é muito grande. É que lá no hospital (e em quase todos os outros), um bebê só pode sair desse local quando atinge entre 1.800kg e 2kg. Por isso, todos os dias as tias em forma de anjo pesam os bebês e eu sempre perguntava o seu peso. Só que bebês prematuros ganham peso muito devagar e você ainda foi um prematuro extremo, filho. Ou seja, nasceu com menos de 1kg e isso torna tudo ainda mais difícil. E eu juro que eu estava tentando lidar numa boa com as perdas de suas gramas , Cauê. Como algo que faz parte da prematuridade e tal, mas com o passar - lento - do tempo, eu fiquei cada vez mais aflita e ansiosa com isso. É que cada grama a menos é como se fosse um tempo a mais para continuarmos distantes fisicamente e isso é ruim demais de sentir, filho.

Por isso, eu passei a perguntar o seu peso só uma vez por semana. Assim eu só saberia a média da semana e não acompanharia tanto as perdas. Mas o seu pai continuou sabendo todos os dias e após 37 dias, você chegou no tão sonhado 1kg. Três dias antes o seu peso era 995g. Nesse dia eu tive que sorrir....você não podia ter ganho cinco graminhas a mais? Sua pediatra Dra Karla e as tias da UTI disseram que você estava tirando onda com a gente. Mas não, você não podia ter ganho mais cinco graminhas porque o seu ritmo, o seu tempo é outro e todos nós temos que aprender a respeitar e a lidar bem com isso. E nós estamos aprendendo, bebê lindo. Pode ter certeza disso!

Você esperou o último dia do ano para atingir esse marco em nossas vidas, Cauê: 31 de dezembro de 2014 foi um dia de festa. Como de costume, nós chegamos no hospital e eu fui tirar leite pra você e o seu pai foi te ver. Cinco minutos depois, eu recebi uma mensagem dele com a notícia: 1kg!! Eu pulei sentada na cadeira, filho. Comecei a chorar ali mesmo, sozinha, e agradeci a Deus. Quando saí da ordenha, eu e seu pai nos encontramos e nos abraçamos muito emocionados. E ao te ver, eu mal conseguia te tocar, meu amor. Eu estava tremendo de tanta alegria. Na hora do almoço, nós saímos do hospital e compramos uma mini torta e uma vela com o número 1 pra comemorar com os seus avós, padrinhos, sua bisavó Lídia e sua tia avó Peta. Foi tão lindo, filho. Todo mundo pulando, chorando de alegria....uma emoção tão gostosa de sentir.

E à noite, eu, seu pai e sua dinda Dani voltamos para o hospital para passar o reveillon com você. Sim, mesmo sem poder te ver, a sua dinda foi com a gente só pra ficar mais perto de ti. E filho, talvez hoje, ao ler esse texto, você já perceba o quanto a sua dinda é "disputada". Dani teria uma dezena de lugares com festas e fogos pra passar o reveillon, mas ela quis ficar com a gente, bebê. E essa foi a primeira grande prova de amor dela por ti. Eu fiquei muito tocada com a atitude dela e se é que era possível, eu acho que passei a amá-la ainda mais.

E nós fizemos a nossa festa no hospital, pois além de nós, outros pais de bebês da UTI também decidiram ficar com seus filhos na chegada de 2015. Aí na foto acima estão Letícia e Neto (pais de Duda), Ronailda e Hermanny (pais de Hermanny Filho) e Giselle e Nino (pais de Henrique). Cada casal ficou responsável por levar alguma comida e bebida e fizemos uma verdadeira ceia. Depois eu vou escrever um texto só pra te falar deles e da amizade que criamos pela dor e pelo amor por vocês. Antes das 22hs estavam todos lá, conversando, comendo e felizes, filho. Vocês estavam vivos e lutando pela vida e isso era tudo que importava pra gente naqueles últimos instantes do ano. E assim, quinze minutos antes da meia noite, o hospital, numa decisão inédita, deixou os pais entrarem juntos na UTI e ficarem com seus bebês por meia hora. Eu e PR não te colocamos nos braços, mas tocamos em você. Cada um numa janela da incubadora com as nossas mãos se encontrando e te curtindo . Foi tão mágico, meu amor. Eu desejei tanto esse dia!!

Perto da meia noite, as tias em forma de anjo disseram palavras lindas e a médica de plantão, Dra. Adriana, disse que nunca tinha vivido aquilo em muitos anos de profissão e que tinha certeza que todos sairiam vencedores dali porque vocês eram verdadeiros guerreiros. Todos nós oramos, choramos e desejamos feliz ano novo uns aos outros. Eu fiquei arrepiada do início ao fim, meu amor. Havia uma energia muito linda ali dentro. Eu nunca esquecerei dessa noite. Nunca!! E 2014 terminou com um saldo de alegria e gratidão, filho. Foram dias muito difíceis, mas você estava ali. Nós sabemos que a jornada será longa, Cauê. Eu não sei quando será o dia em que eu vou te trazer pra casa, mas podemos olhar o lado bom: nós estamos vivos e juntos. E eu e o seu pai estamos e estaremos sempre ao seu lado, meu amor. E assim continuaremos "desde o fim até o começo". 

Eu te amo, meu bebê lindo. Incrivelmente, cada dia mais.

3 comentários:

  1. Momento magico e inesquecível! Beijo enorme!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre choro com seus textos. Deus abençoe vcs. Força Caue.

    ResponderExcluir
  3. Dyne, Dinoca, Pipoca! Quando as coisas foram fáceis prá nós? Sempre muito empenho, comprometimento, muita luta, estudo, trabalho e muito amor também! Em frente, pro alto e prá cima. Turú-turúuuuuuu, atacaaaaaarrrrrrrrr Dá-lhes Cauê! Guerreirinho do vô!

    ResponderExcluir